Quem está a frente de um negócio precisa tomar decisões importantes o tempo todo. Seja sobre um desconto para um cliente mais insistente, seja sobre a devolução de um produto a determinado fornecedor, fazer escolhas com rapidez e convicção é fundamental para administrar bem uma empresa. Para muitos empreendedores, porém, decidir não é tão fácil assim. Por isso, apresento aqui, 5 dicas pra quem quer tomar decisões melhores com mais facilidade. Confira:
Decida-se
A capacidade de decidir também é uma das características principais dos líderes. Para tomar decisões com mais segurança, faça o seguinte:
1- Pare de buscar a perfeição
Para tomar decisões com agilidade, é preciso saber “deixar pra lá”. Isso não significa ser relapso na gestão do negócio, mas sim priorizar a resolução dos problemas e parar de esperar pela perfeição. Pessoas que sabem decidir confiam que os possíveis ajustes necessários podem ser resolvidos no decorrer do tempo.
2- Seja independente
Quem precisa tomar decisões deve manter uma certa independência de pensamento. É importante consultar a opinião dos outros, mas nunca depender dela para tomar uma decisão.
3- Desligue o seu cérebro
As melhores ideias vêm quando a gente menos espera. Se está difícil tomar uma determinada decisão, pare de pensar no assunto por algum tempo. Se você tirar sua mente do problema por alguns momentos, a melhor saída pode surgir inesperadamente.
4- Não resolva um problema, decida
Uma decisão pode resolver um problema, mas nem todo problema pode ser resolvido com uma decisão. Decisões são baseadas mais em intuição do que em análise.
5- Reconheça seus erros
Tão importante quanto tomar a decisão certa é saber voltar atrás quando fez a escolha errada. Reconhecer os erros é tão importante para construir a sua credibilidade quanto tomar a decisão certa.
0 comentários:
Postar um comentário